slide
REALCONTAS CONTABILIDADE
 
SEU SUCESSO É NOSSO NEGÓCIO

Processo de Aposentadoria Urbana

Documentos para aposentadoria Preparei uma lista dos documentos mais importantes para sua aposentadoria, então junte todos os que você tem antes de começar seu processo no INSS e na data agendada leve com você os documentos originais ou cópias autenticadas.

Para conseguir sua aposentadoria no INSS o primeiro passo é realizar o agendamento da aposentadoria.

Todos os serviços no INSS podem ser agendados

O mais importante aqui é juntarmos toda a documentação necessária para provarmos seu direito à aposentadoria.

Documentos para aposentadoria

Preparei uma lista dos documentos mais importantes para sua aposentadoria, então junte todos os que você tem antes de começar seu processo no INSS e na data agendada leve com você os documentos originais ou cópias autenticadas.

  1. Carteira de trabalho.
  2. PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário).
  3. LTCAT (Laudo das Condições Ambientais de Trabalho).
  4. Documentos rurais (Notas fiscais da época, Certidão de nascimento de irmãos que nasceram ainda no meio rural, Histórico escolar de escola rural seu e de seus irmãos, Registro de imóvel do imóvel rural, Certidão do Incra, Cópia do prontuário de identidade).
  5. Processo trabalhista na íntegra.
  6. Guias da previdência social.
  7. Certificado de reservista.
  8. Ótimo, com tudo isso você estará preparado para conseguir uma aposentadoria no INSS.

    Depois que o INSS analisar o seu pedido, você irá receber a resposta do INSS na sua casa ou através do Meu INSS. (obs: em alguns casos o agente do INSS analisa seu processo na mesma hora do agendamento, mas o mais normal é que seja depois).

    Se sua aposentadoria deu certo, você receberá uma carta de concessão. Com a carta de concessão você poderá receber sua aposentadoria!

    Mas também é muito comum o INSS negar o pedido de aposentadoria mandando para sua casa uma carta de indeferimento dizendo que o ,seu processo de aposentadoria não deu certo. Fique calmo, isso é normal e não quer dizer que você não tem direito a uma aposentadoria.

  9. Existe o Recurso Administrativo na Junta de Recurso e depois o Judicial se preciso for

  10. Atenção: você não é obrigado a aceitar a aposentadoria, caso ela não tenha vindo como você queria. Contudo, depois que você recebe a primeira parcela da sua aposentadoria, não é mais possível cancelar ela.Depois de aposentado é possível pedir uma revisão, mas não tem como mudar a data da sua aposentadoria para o futuro ou contar o tempo de trabalho depois da aposentadoria para aumentar o valor dela.
Tecnologia do Google TradutorTradutor